Site em WordPress ou Sistema Customizado?

Por menor que seja sua operação ou mais afastado dos grandes centros comerciais, possuir um site com informações atualizadas e completas pode ser decisivo para que o cliente decida comprar o seu produto ou usar seu serviço em vez de buscar algum concorrente.

Mas nem todo negócio precisa de um site com 1000 páginas atualizadas todos os dias. Para alguns, apenas uma página estática com um telefone e endereço pode ser suficiente.

Para ambos os casos, existem diferentes formas de se desenvolver um site de acordo com as necessidades e com o orçamento disponível. Neste texto falaremos dos sites customizados e dos criados na plataforma WordPress.

 

Site customizado

O sistema personalizado é um site criado do nada. Por isso, ele pode ter tudo e qualquer coisa que o cliente imagina (claro que de acordo com as habilidades do programador, o tempo de desenvolvimento e o orçamento disponível).

Um sistema personalizado é criado exclusivamente para o cliente, portanto é altamente customizável. Tudo que você precisar  pode ser inserido no site, porém, este tipo necessita de um programador contratado que conheça o código que foi desenvolvido ou pagar a manutenção para a agência que criou, no caso de alterações.

 

Site em WordPress

Um site em WordPress pode ser criado com uma série de temas pré existentes, assim você pode escolher um, adaptar cores, imagens e inserir suas informações.

O WordPress é um sistema fácil de mexer. Se for necessário fazer alterações, há um painel de administrador que é possível ser usado sem a obrigação de conhecer os códigos de programação.

Este tipo de site também tem como vantagem a facilidade de vincular com e-commerces e blogs. Há uma boa quantidade de plugins de e-commerce gratuitos que podem ser adicionados ao site, e a ferramenta de blogs é uma das melhores do mercado (se não for a melhor).

Só algumas alterações maiores não podem ser feitas por serem restritas às configurações dos temas pré-definidos. Além do mais, não é impossível encontrar um site que usa o mesmo tema que o seu (apesar das alterações de cores e imagens o tema continua sendo o mesmo).

 

Outras alternativas

Há ainda as alternativas “do it yourself”, em que qualquer um pode criar seu próprio site sem conhecer nada de programação, só que estes formatos são limitados na quantidade de informações e páginas possíveis, na definição da URL e na disposição de conteúdos

As grandes vantagens nesse tipo são a gratuidade na hospedagem e na criação, que não depende de um programador ou agência responsável por isso.

 

Vantagens e desvantagens

De um modo geral, os sistemas customizados são indicados para quem precisa de muitas funções e tem ao menos uma pessoa dedicada ou agência responsável por fazer a manutenção dele sempre que precisar.

Por aumentar consideravelmente o custo, este modelo é recomendado se for um site com funções específicas e complexas.

Já um site em plataforma WordPress é bem mais fácil de se mexer pois, uma vez criado, as atualizações principais podem ser feitas pelo painel do administrador. Por ser uma plataforma em que usamos temas pré-definidos, a liberdade criativa aqui pode ser limitada, apesar de ainda ser maior que as plataformas “faça o seu próprio site”.

Apesar disso, este modelo é ideal para quem precisa de um site, blog ou e-commerce simples (pelo menos no começo do projeto), por ser uma alternativa barata e eficiente.

Gabriel Andrade

Curioso desde criança, fascinado pelo marketing desde a faculdade e pronto pra ajudar desde sempre. Grandes desafios e melhorar a vida das pessoas é o que me faz feliz.